sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Um dos melhores bancos da NBA



Desde o inicio dessa temporada, nosso banco vem mostrando porque é um dos melhores de toda a liga. Contando esses  primeiros jogos da temporada regular (21 no total), nosso banco é responsável por  41.6 pontos de média por jogo, sendo 4º melhor banco entre todos os times da NBA, no quesito pontuação.

Nossos reservas ficam atrás apenas dos suplentes do, Wizards (44,8), Mavs (41,9) e Spurs (41,9). Como vocês podem ver, apenas o Spurs que é concorrente direito ao titulo do oeste, está a nossa frente e por pouca coisa, apenas 0.3 pontos.

Mas vamos fazer uma comparação aos principais times da temporada até aqui.

No Leste temos o New York Knicks, que tem os suplentes com médias 35,4 (9º melhor da NBA) e o banco do Miami Heat, tem médias de 29,2 ppg (24º). Vindo pro lado oeste, temos o Oklahoma City Thunder que tem médias de 31,1 (22º), o San Antonio Spurs, já dito, com médias de 41,9 e o Memphis Grizzlies com 24,4 PPG (28º).

Pra ir mais fundo, eu fui no 82games.com, que é um site que mostra algumas estatísticas de todos os times na temporada, e vi o PPP( pontos por posse de bola) de cada banco.
Lembrando que nem todos os times usam cinco reservas de uma mesma vez em quadra, creio que o Clippers é uma das equipes que mais usa cinco suplentes de uma só vez Sabendo disso tirei os PPP´s da seguinte forma:

Quando o quinteto em quadra é formado por cinco reservas.
 E quando o quinteto é formado por 4 reservas + 1 jogador qualquer(titular).

Então vamos aos números:
No New York Knicks(líder da conferência leste), há oito quintetos que jogam dessa forma, exemplo:  Pablo Prigioni,  J.R. Smith, Steve Novak, Rasheed Wallace e Camby, ou Pablo Prigioni, J.R. Smith, Steve Novak, Rasheed Wallace e Chandler(titular), quando isso acontece o time do Knicks tem média de 0.75 pontos feitos por posse e 0.74 pontos tomados, ou seja -0.1 PPP´s de média.

Seguindo o modelo, eu vi os de Heat, Thunder, Spurs e Grizzlies.
Banco do Heat:  faz 1.05  e toma 1.06 = -0.01 PPP´s
Banco do Thunder:  faz 0.96 e toma 1.10 = -0.14 PPP´s
Banco do Spurs: faz 1.13  e toma 1.00 = 0.13 PPP´s
Banco do Grizzlies: faz 1.01 e toma 0.93 = 0.08 PPP´s

Já o nossos reservas fazem:  1.12  e tomam 0.90 = 0.22 PPP´s

Isso é apenas mais uma prova do poder do nosso banco, e deixando o clubismo de lado(ou não), me arrisco a dizer que SIM, temos o melhor banco da NBA!
E como já disse algumas vezes, isso só me deixa mais feliz em relação a quão distante podemos ir nessa temporada, se na temporada passada tínhamos um time recém formado e mal entrosado, agora as coisas são diferentes, os titulares são os mesmos(com exceção de Green que tá jogando, mas devido a contusão do Billups), sendo assim o quinteto inicial já entrosado e o banco é todo reformulado e mais experiente. Então, nos resta torcer pra que todos mantenham essa regularidade durante toda a temporada e que possamos chegar nos playoffs ainda mais forte, pois com um bom time e uma excelente rotação, podemos sonhar alto...

Agradecimento ao Rubens, do Twitter @HitTheGlass, por ter passado às médias das pontuações dos bancos de cada time. 







6 comentários:

  1. Já havia percebido que quando nossos reservas estão jogando eles geralmente aumentam a diferença de pontos a nosso favor. Legal que esses números que você buscou dizem a mesma coisa! Que com certeza o Clippers tem o melhor banco da NBA. Vale salientar ainda que em vários jogos nosso banco jogou de igual pra igual com vários titulares de outros times! Outra coisa, um dos nossos melhores reservas ainda nem jogou!! Volta logo Grant Hill!

    ResponderExcluir
  2. Nosso Banco bate mt time titular na nba ... Bela materia

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, mano :)
    E realmente nosso reservas estão jogando MUITO. E como vc disse, ainda em vários jogos o banco jogou de igual pra igual com outros times, de cabeça lembro-me que as partidas contra Raptors, Mavs, Suns no Q4, os titulares nem entraram em quadra!

    ResponderExcluir
  4. Clippers esse vai em boa matéria mesmo o time esta muito bem equilibrado tanto no banco como os titulares

    ResponderExcluir
  5. Heli e verdade ouvi dizer q no site da nba aos domingos ta liberado pra ver os jogos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Rafael. O site nba/brasil vai transmitir um jogo aos domingos! :)

      Excluir